Girlene Lima Portela | LinkedIn Acompanhe no Twitter Curta no Facebook Visualize no Flickr Assista no YouTube
 Artigos
1 2 3 4 5 6 Próxima >>

Resenha Acadêmica: o que é, como se faz

16/03/2011 - Girlene Portela

Resenha Acadêmica Conceito: gênero textual que busca sintetizar a opinião do autor lido, apontando os destaques, os pontos fortes e falhos, dando ao leitor da resenha um panorama o mais fiel possível da obra, através de comentários parafrásicos e de julgamentos de valor. Há diferentes formas de resenha: a análise de fatos culturais, análise de obras literárias, de filmes, etc. No nosso caso, destacamos a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos e se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática. Produção de resenha crítico-informativa: Deve-se analisar os aspectos quantitativos e qualitativos, acrescentando-se comentários sobre a extensão do texto, sua constituição (ilustrações, exemplos, bibliografia, citações, etc.), conceitos abordados, etc. Em aspectos qualitativos, recomenda que se atenha à análise e detecção da hipótese do autor, objetivo, motivo pelo qual escreveu o texto, as idéias que o fundamentam. Deve o resenhista verificar se a exemplificação é genérica ou específica, se a organização do texto é clara, lógica, consistente, e se o tom utilizado na exposição é formal ou informal, se há pontos fortes e fracos na argumentação do autor, se a terminologia é precisa, bem como avaliar se a conclusão é convincente e quem será beneficiado pela leitura do texto. Finalmente, deve-se fazer uma avaliação geral do texto. Passos para a produção de uma resenha crítico-informativa 1- Anotações bibliográficas. (autor, título, local de publicação, editora, ano, página, etc.). 2- Leitura do texto : separar suas partes e examinar como se inter-relacionam e como o texto se relaciona com outros. Níveis a) denotativo: vocabulário, informações sobre o autor, contexto e objetivo do texto, teoria desenvolvida, conceitos, idéias centrais, teses e provas - encadeamento das idéias apresentadas ; b) polissêmico : O que o autor quis demonstrar?. Há relação com a realidade ? Há originalidade nas idéias? 3) crítico : O autor atingiu os objetivos estabelecidos? É claro, coerente? Apresenta contribuição para a comunidade científica? Há possibilidade de aplicação do texto a outras situações ? Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

  • Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
  • Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  • Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  • Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  • Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  • Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.   Baseado nas informações contidas em:  http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/

Deixe seu comentário
Visual CAPTCHA
 
 

LINGUAGENS

  • Guia para fingir inteligência

    Este pequeno guia tentará dar algumas táticas simples para fingir erudicao, cultura...

    CONTINUE LENDO
  • When Nietzcshe wept (by Irvin D. Yalon)

    Expressa, através de relações entre seres imperfeitos, mas com carreiras con...

    CONTINUE LENDO
Interaja Conosco
 
Me formando

Curso Superior, Parodia, Intertextualidade

Uma paródia sobre o curso universitário, utilizado por um dos grupos de minha turma de língua VI, ao tratar da Intertextualidade. Muito legal!

Álbuns
® Girlene Portela - 2018. Todos os direitos reservados. Bahia - Brasil Desenvolvido por Otavio Nascimento