Girlene Lima Portela | LinkedIn Acompanhe no Twitter Curta no Facebook Visualize no Flickr Assista no YouTube
 Artigos
1 2 3 4 5 6 Próxima >>

Resenha Acadêmica: o que é, como se faz

16/03/2011 - Girlene Portela

Resenha Acadêmica Conceito: gênero textual que busca sintetizar a opinião do autor lido, apontando os destaques, os pontos fortes e falhos, dando ao leitor da resenha um panorama o mais fiel possível da obra, através de comentários parafrásicos e de julgamentos de valor. Há diferentes formas de resenha: a análise de fatos culturais, análise de obras literárias, de filmes, etc. No nosso caso, destacamos a resenha acadêmica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos e se subdivide em resenha crítica, resenha descritiva e resenha temática. Produção de resenha crítico-informativa: Deve-se analisar os aspectos quantitativos e qualitativos, acrescentando-se comentários sobre a extensão do texto, sua constituição (ilustrações, exemplos, bibliografia, citações, etc.), conceitos abordados, etc. Em aspectos qualitativos, recomenda que se atenha à análise e detecção da hipótese do autor, objetivo, motivo pelo qual escreveu o texto, as idéias que o fundamentam. Deve o resenhista verificar se a exemplificação é genérica ou específica, se a organização do texto é clara, lógica, consistente, e se o tom utilizado na exposição é formal ou informal, se há pontos fortes e fracos na argumentação do autor, se a terminologia é precisa, bem como avaliar se a conclusão é convincente e quem será beneficiado pela leitura do texto. Finalmente, deve-se fazer uma avaliação geral do texto. Passos para a produção de uma resenha crítico-informativa 1- Anotações bibliográficas. (autor, título, local de publicação, editora, ano, página, etc.). 2- Leitura do texto : separar suas partes e examinar como se inter-relacionam e como o texto se relaciona com outros. Níveis a) denotativo: vocabulário, informações sobre o autor, contexto e objetivo do texto, teoria desenvolvida, conceitos, idéias centrais, teses e provas - encadeamento das idéias apresentadas ; b) polissêmico : O que o autor quis demonstrar?. Há relação com a realidade ? Há originalidade nas idéias? 3) crítico : O autor atingiu os objetivos estabelecidos? É claro, coerente? Apresenta contribuição para a comunidade científica? Há possibilidade de aplicação do texto a outras situações ? Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:

  • Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ou artigo que você vai resenhar;
  • Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
  • Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em capítulos, em seções, sobre o foco narrativo ou até, de forma sutil, o número de páginas do texto completo;
  • Descreva o conteúdo: Aqui sim, utilize de 3 a 5 parágrafos para resumir claramente o texto resenhado;
  • Analise de forma crítica: Nessa parte, e apenas nessa parte, você vai dar sua opinião. Argumente baseando-se em teorias de outros autores, fazendo comparações ou até mesmo utilizando-se de explicações que foram dadas em aula. É difícil encontrarmos resenhas que utilizam mais de 3 parágrafos para isso, porém não há um limite estabelecido. Dê asas ao seu senso crítico.
  • Recomende a obra: Você já leu, já resumiu e já deu sua opinião, agora é hora de analisar para quem o texto realmente é útil (se for útil para alguém). Utilize elementos sociais ou pedagógicos, baseie-se na idade, na escolaridade, na renda etc.
Na resenha acadêmica descritiva, os passos são exatamente os mesmos, excluindo-se o passo de número 5. Como o próprio nome já diz, a resenha descritiva apenas descreve, não expõe a opinião o resenhista.   Baseado nas informações contidas em:  http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/

Deixe seu comentário
Visual CAPTCHA
 
 

LINGUAGENS

  • Uma escola para a vida (by Muriel Spark)

    Apresenta uma concepção de relações afetivas, baseada em sentimentos ...

    CONTINUE LENDO
  • A Lua e o Aço (Vincent Villari)

    A luta do sonho contra a realidade, do amor, versus o ódio, que pode dirigir vidas, tra&cc...

    CONTINUE LENDO
Interaja Conosco
 
O que é Letramento?!

Letramento; Letramentos; Letrar x Alfabetizar

Conceitua o Letramento, como algo imbricado na atividade diária.

Álbuns
® Girlene Portela - 2018. Todos os direitos reservados. Bahia - Brasil Desenvolvido por Otavio Nascimento