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Como fazer pesquisa

23/03/2011 - Girlene Portela

A ESCOLHA DO TEMA    

  •  Qualidades intrínsecas: envolvem o caráter pessoal, as possibilidades e as limitações do pesquisador e, ainda, suas tendências pessoais;
   
  •  Qualidades extrínsecas: escolha dos procedimentos metodológicos, observância do tempo disponível, recursos econômicos, material bibliográfico e possibilidade de consultar pessoas vinculadas ao assunto, para apreciação e crítica.
       OBJETIVOSReferem-se ao propósito do estudo, dando informações claras sobre o que alcançar com a realização da pesquisa.                                                                         Funções:  
  •  Identificar com clareza o problema; apresentar sua delimitação;
  • Apresentar as hipóteses que serão testadas;definir com clareza os objetivos que se pretende atingir;
   Tipos:  
  •  Geral:
  • é a “espinha dorsal” do trabalho e está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos  e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se a própria significação da tese proposta pelo projeto;
  •  
  • Específicos:
  • têm caráter mais concreto, deverá atender ao que foi proposto no objetivo geral, e, conseqüentemente, ao problema formulado.                                                  
       ESTÁGIOS dos OBJETIVOS  
  • GERAIS: Conhecer, Identificar, Definir, Compreender, Aplicar, Desenvolver, Sintetizar, Avaliar
 
  • ESPECÍFICOS: Descrever, Apontar, Reconhecer, Localizar, Documentar, Formular, Testar, Medir, Comparar
            JUSTIFICATIVA  
  • Descreve o porquê da pesquisa e sua importância e relevância para o setor ou para a sociedade;
  • Demonstra os avanços dos conhecimentos relacionados com o tema da pesquisa;
  • Apresenta os motivos da escolha do tema;
  • Discorre acerca de quais as melhorias que poderão advir com a pesquisa, qual a relevância para a instituição, grupo ou comunidade, e nível de interferência dos resultados para alterar a realidade;
  • Narra, de forma breve, os aspectos teóricos e práticos necessários para a realização da pesquisa.
        QUESTÕES QUE AJUDAM A DEFINIR A JUSTIFICATIVA    
  • A quem pode interessar os resultados da pesquisa?
  • Quais as perspectivas de aplicação científica, tecnológica ou social?
  • Que lacunas o estudo preenche?
  • Qual a originalidade do estudo em termos de conteúdo, enfoque ou metodologia?
  • Qual a vulnerabilidade do problema abordado, a possibilidade de sua resolução e as conseqüências que isto traz no âmbito social?
    REVISÃO DE LITERATURA
  • Tem por objetivo familiarizar o leitor com trabalhos existentes relativos ao que tem sido feito, por quem, quando e onde [...]. Fornecer a partir da delineação crítica de várias posições teóricas, uma moldura conceitual que ofereça base para a derivação de hipóteses e sua fundamentação.
           
  • É o levantamento bibliográfico que trata do objeto de pesquisa e que serve para dar suporte e fundamentação teórico/metodológica ao estudo.
    CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS
  • Procure fazer citações sempre fiéis ao original, entre aspas, seguidas entre parênteses do nome do autor, ano da publicação e o número da página;
  • Cuidado para não enfatizar frases menos importantes ignorando aquelas de maior efeito;
  • Não faça uma revisão de literatura extensa ou com exageros de citação;
  • Não perca a continuidade do argumento que estava desenvolvendo;
  • Construa frases nas quais os autores que tecem considerações ou apresentam resultados passíveis de serem agrupados sejam citados conjuntamente;
  • Evite notas de rodapé, mas quando necessárias, procure construí-las o menor possível.
  METODOLOGIA  
  • Caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade. (Minayo, 1994, p. 16);
 
  • Necessidade de se buscar os procedimentos metodológicos, ou seja, “como” e o instrumental técnico (com quê) (...) deverá fazer o traçado do caminho sistematizado a seguir; selecionar as principais estratégias para a efetivação e execução do projeto de pesquisa. (Barros,1990, p. 56);
 
  • É uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas e dos caminhos, (Demo, 1987, p. 19).
    TIPOS DE PESQUISA   Quanto à abordagem
  • Quantitativa;
  • Qualitativa;
    Segundo seus objetivos
  • Exploratória;
  • Descritiva;
  • Explicativa.
    Quanto aos procedimentos
  •             Documental;
  •             Experimental;
  •             Bibliográfica;
  •             De Campo;
  •             Post factum;
    TIPOS DE MÉTODOS Métodos de abordagem
  •  Dedutivo;
  •  Indutivo;
  •  Hipotético-dedutivo;
  •  Dialético.
  Métodos de procedimentos  
  •     Histórico;
  •     Comparativo;
  •     Monográfico;
  •     Estatístico;
  •     Tipológico;
  •     Funcionalista;
  •     Estruturalista;
  •     Etnográfico;
  •     Clínico.
    TÉCNICAS DE PESQUISA  
  •  Conceito: conjunto de preceitos e processos de que se serve uma ciência,são, também, a habilidade para usar esses preceitos ou normas, na obtenção de seus propósitos.
 
  •    Tipos:  Grade de análise; Observação; Entrevista; Questionário
   REFERENCIAS  
  •  BASTOS et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
  • COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo. Metodologia da Pesquisa: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
  • DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas,1987.
  • FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo:  Saraiva, 2003.
  •  LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica,projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2006.
  •  MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
  • SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
  •  SANTOS, Izequeias Estevam. Métodos e técnicas de pesquisa científica. Rio de Janeiro: Impetus, 2001. 
       

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