Girlene Lima Portela | LinkedIn Acompanhe no Twitter Curta no Facebook Visualize no Flickr Assista no YouTube
 Artigos
1 2 3 4 5 6 7 Próxima >>

DISCURSO NOME DA TURMA 2014.2

23/04/2015 - Girlene Lima Portela

Ilustres componentes da mesa, Prezados colegas, Senhores pais, familiares e amigos, Meus queridos formandos, Boa noite.


Inicio minha fala sublinhando a honra em nomear uma turma tão humana e competente. Conheço as labutas, as conquistas pessoais e coletivas desses estudantes que sempre se destacaram pelo cuidado, pelo esmero em suas produções, orais ou escritas. Agradeço a esse brilhante grupo por essa importante homenagem. Obrigada pelo carinho com que me distinguem e pelo privilégio de associar o meu nome à contemplação de tão significativa conquista por parte da turma de Letras com línguas estrangeiras, 2014.2, que ora fecha um ciclo para dar lugar a outros tantos, pois a Formatura é, na verdade, um recomeço. É hora de colocar em prática as teorias, os métodos, os ensinamentos para a difusão de Conhecimentos e para a ampliação de saberes plurais.

Mas não podemos falar em Conhecimentos e saberes sem congregar valores, crenças e, principalmente, sem esquecer do maior ensinamento do mestre dos mestres: Saber Amar! E é justamente o amor que nos reúne nesta noite de celebração, pois celebrar significa rememorar, recontar o que se somou à nossa jornada. Celebramos a união de pessoas tão díspares, que ao longo dos 4 anos trocaram experiências, se uniram em prol de um sonho. Celebramos as afinidades, as amizades passageiras ou perenes que se configuraram ao longo desses 8 semestres. Celebramos as trocas significativas, advindas das diferentes relações com os professores que deixaram um pouco de si em cada um. Celebramos as renúncias necessárias para que novas portas se abrissem após essa celebração. Celebramos essa conquista, que para cada um tem sabor diferente; Celebramos, acima de tudo, as colaborações de pais, familiares, amigos, colegas, professores e demais atores que participaram do palco de suas existências, corroborando, benfazejamente, para que essa conquista pudesse ser partilhada com cada um desses agentes que fizeram a sua parte para que tivesse lugar essa celebração de importante etapa de vidas que visam o bem de outrens, pois como bem o diz Nóvoa, a escola é o lugar de receber os que nascem.

A partir de hoje, formados de coração e de direito, vocês estarão certificados a receberam aqueles que nascerão sob suas orientações, guiando-os em direção a uma nova vida, já que um ser aprendente é alguém que torna-se apto a participar mais ativamente da sociedade e, antes de dominar, dentre outras regras linguísticas, a conjugação de verbos, ele precisa aprender a conjugar suas vivências com as exigências do mundo que o cerca e essa é a nossa maior contribuição enquanto ensinantes. Saber interagir de forma a congregar valores e experiências é o verdadeiro sentido de nossa carreira docente. Como diria Freire, aprendemos quando ensinamos e, com cada um de vocês aprendi muito sobre a vida, sobre a escola, sobre as teorias que sempre fizeram parte do meu dia a dia, mas que são sempre ressignificadas nas apresentações de seminários, de projetos, das defesas apaixonadas de seus objetos de pesquisa. Aprendi com vocês que saber aprender é dignificante e necessário, já que estamos sempre em busca de algo e isso nos torna mais vivos, pois como nos ensina novamente Freire “A busca que o homem faz no mundo e com o mundo é a prova de sua incompletude e de sua ânsia de ser mais. Não se contenta com quietismo (...)."

Nessa mesma esteira dos quereres, nós, professores homenageados e estudantes dessa turma que nesta noite leva o meu nome, queremos continuar a acreditar que mesmo que o tempo passe, mesmo que nos afastemos, mesmo que deixemos de nos falar, continuaremos a construir tudo novamente, cada vez de forma diferente, pois quem quer nunca se separa, mesmo que a geografia teime em interferir.

E é com esse sentimento de quem vai somente ali e que volta quando precisar, que nos separaremos depois do apagar das luzes das casas de festa onde esta celebração irá continuar, mas que ao menor sinal de esmorecimento, voltaremos a rememorar essa noite de luzes e risos que não haverá de cessar na memória daqueles que queiram lembrar que a vida pulsa, que a carreira docente, assim como essa noite de festa de formatura, é sempre um lindo e promissor recomeçar! Queridos estudantes da turma Girlene Portela, que Deus os acompanhe em cada dia de suas existências, para que sejam sempre vigorosos andaimes e transparentes vitrines nessa sociedade que necessita de suas aulas para ser melhor do que tem sabido ser. Encerro minha fala dizendo aos meus diletos estudantes e agora colegas de profissão: Muchas Gracias, Merci beaucoup, Thank you, Muito Obrigada!

Deixe seu comentário
Visual CAPTCHA
 
 

LINGUAGENS

  • O Clube do Filme (David Gilmour)

    Um crítico de cinema utiliza dos seus conhecimentos sobre o tema para, através de f...

    CONTINUE LENDO
  • A Lua e o Aço (Vincent Villari)

    A luta do sonho contra a realidade, do amor, versus o ódio, que pode dirigir vidas, tra&cc...

    CONTINUE LENDO
Interaja Conosco
 
EDUCAR!

Educação; O prazer da docência

Excelente video, mostrando o que é Educação, na visão de um dos meus ídolos na área de Educação.

Álbuns
® Girlene Portela - 2020. Todos os direitos reservados. Bahia - Brasil Desenvolvido por Otavio Nascimento