Girlene Lima Portela | LinkedIn Acompanhe no Twitter Curta no Facebook Visualize no Flickr Assista no YouTube
 Artigos
1 2 3 4 5 6 Próxima >>

Resenha crítico-informativa acerca do texto intitulado As práticas teatrais e o desenvolvimento da oralidade em LE

02/03/2017 - Raphael de Jesus Rios

DELAVECHIA, Isabela. As práticas teatrais e o desenvolvimento da oralidade em LE. Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília. 2012-13. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/viewFile/16388/11668. Acesso em 08 de julho de 2016[1]

 

Isabela Delavechia Martins de Oliveira é aluna do curso de bacharelado em Letras com Francês pela Universidade de Brasília (2010–atual) e graduanda em Abi em Letras com Língua Portuguesa pela mesma universidade (2014–atual). Atua como colaboradora estagiária em gravação e edição de livros literários para deficientes visuais.

O artigo em questão, baseado em teorias e análises práticas, procura comprovar a eficácia que o uso de textos e jogos teatrais oferecem para desenvolver a oralidade em uma Língua Estrangeira. A autora inicia o seu texto fazendo uma introdução apoiando-se nos postulados teóricos de Lev Vigotski no que diz respeito à inter-relação entre “Pensamento e Linguagem” e apresentando as duas habilidades cognitivas, superiores e inferiores, definidas pelo autor soviético. Assim, ela divide o trabalho em duas partes: uma buscando teorias que ajudem o pensamento, a linguagem e os gêneros textuais no ensino de línguas e outra parte onde expõe os resultados das práticas em sala de aula das teorias e a metodologia junto ao texto teatral.

Na primeira etapa, como já foi citado, a autora levanta as teorias que comprovem a necessidade de ensino de línguas, a partir do desenvolvimento oral e como os gêneros textuais, nesse caso o teatral, facilitam para o desenvolvimento comunicativo. Em seguida, iniciando a segunda parte começada pela Pesquisa-ação desenvolvida baseada em René Barbier (2007) e outros autores. Ela afirma que essa pesquisa de cunho qualitativo se adequa ao trabalho por aproximar o pesquisador do sujeito pesquisado e, partindo desse pressuposto, a autora realiza um trabalho em uma turma de Básico do programa de Estágio do curso de Letras-Francês do Programa Permanente de Extensão da UNB.

Com isso, a autora visou associar a teoria à prática e apresentar a metodologia da pesquisa. Ela realizou atividades que variaram desde a identificação dos objetivos do grupo com aprender nova língua até a realização de jogos e contatos com textos teatrais. Após essas atividades, ela aplicou um questionário que serviu como feedbak das atividades realizadas. A autora ainda salientou a importância do uso dos textos e jogos teatrais para o desenvolvimento da oralidade e da aquisição de uma língua estrangeira.

De acordo com a leitura do artigo é importante ressaltar que este apresenta uma forma lúdica de mediar o desenvolvimento oral de aprendentes de uma língua estrangeira. As teorias e a aplicação delas junto à pesquisa nos faz perceber que os jogos e textos teatrais detém valor linguístico e auxiliam na aquisição de língua e, consequentemente, na formação de identidade. Vale ainda ressaltar a importância desse artigo no que diz respeito à nova maneira que a autora propõe de ensinar LE, além de expô-lo de forma clara e objetiva.

O artigo é direcionado à comunidade acadêmica da área de Letras e Artes e afins, mas pode ser consultado por interessados a área de desenvolvimento da oralidade, aquisição de língua e até mesmo a quem tem afinidade por artes cênicas.

     


[1] Resenhado por Raphael de Jesus Rios, graduando do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Deixe seu comentário
Visual CAPTCHA
 
 

LINGUAGENS

  • O motivo (Javier Cercas)

    Faz-nos refletir acerca da capacidade do escritor de transfigurar e de hipnotizar o leitor, mas a...

    CONTINUE LENDO
  • Uma escola para a vida (by Muriel Spark)

    Apresenta uma concepção de relações afetivas, baseada em sentimentos ...

    CONTINUE LENDO
Interaja Conosco
 
Incentivo à Leitura

Leitura, Cultura, Aprendi

Um comercial de TV voltado para a arrecadação de fundos para compra de livros nos EUA, simplesmente genial! Ideal para professores de séries iniciais e para todo cidadão que valoriza a leitura e a cultura. 

Álbuns
® Girlene Portela - 2017. Todos os direitos reservados. Bahia - Brasil Desenvolvido por Otavio Nascimento