Girlene Lima Portela | LinkedIn Acompanhe no Twitter Curta no Facebook Visualize no Flickr Assista no YouTube
 Artigos
1 2 3 4 5 6 7 Próxima >>

Seu Pronome e suas três funcionárias

26/04/2019 - Prof Laert Junior

Seu pronome e suas funcionárias

Laert Junior[1]

 

Era uma vez, a história de um velhinho chamado pronome com suas três funcionárias: dona próclise, dona mesóclise e a senhorita ênclise. Essas três moças eram mais do que empregadas, eram verdadeiras amigas de seu pronome.

Dona próclise era a que tinha mais regalia na casa. Nos momentos de folga, gostava muito de visitar o seu patrão. Era sempre bem recebida, exceto no início da manhã, ou seja, no início das orações do seu pronome, quando ele dava uma pausa: era um horário sagrado para ele. Dona mesóclise e a senhorita ênclise brigavam muito e só podiam fazer essa visita separadamente, nunca juntas.

Eram muito diferentes: enquanto a mesóclise pensava muito no futuro com seus planos miraculosos, a ênclise vivia presa a um presente cheio de dificuldades e a um passado de frustrações: realmente não se batiam. Contudo, existiam momentos em que seu pronome queria estar apenas com dona próclise. Nesses momentos era a única a ser aceita. Era tida como uma verdadeira filha para aquele velho senhor, que carecia muito de cuidados especiais.

 


[1]Laert Junior é formado em Letras com Inglês e pós-graduado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura. É revisor da Revista Sacada desde 2013 e possui um canal no Youtube, onde publica paródias e vídeo-aulas, o qual conta com mais de trinta mil inscritos e mais de três milhões de acessos.

  • Jeane

    29/04/2019

    Professor de excelência!

Deixe seu comentário
Visual CAPTCHA
 
 

LINGUAGENS

  • O motivo (Javier Cercas)

    Faz-nos refletir acerca da capacidade do escritor de transfigurar e de hipnotizar o leitor, mas a...

    CONTINUE LENDO
  • Concerto para Paixão e desatino: Romance de uma revolução brasileira

    Concerto para Paixão e desatino: Romance de uma revolução brasileira (Moacir...

    CONTINUE LENDO
Interaja Conosco
 
Palestra no Seminário de Educação e Tecnologias

Girlene Portela, Educação e Tecnologias, IAT

Minha palestra encontra-se no final do video, pois fiz a palestra de encerramento do evento. Mas vale a penas assistir todas as falas, Muito importante conhecer a relação entre Educação e Tecnologias. 

Álbuns
® Girlene Portela - 2019. Todos os direitos reservados. Bahia - Brasil Desenvolvido por Otavio Nascimento