Girlene Lima Portela | LinkedIn Acompanhe no Twitter Curta no Facebook Visualize no Flickr Assista no YouTube
 Artigos
<< Anterior 1 2 3 4 5 6 7 Próxima >>

Resenha do texto "Pesquisa quantitativa ou qualitativa: eis a questão"

08/06/2013 - Bruna Almeida Freitas

PORTELA, Girlene. Pesquisa quantitativa ou qualitativa? Eis a questão! In: www2.uefs.br:8081/girlene/verArtigo.php?idArtigo=18. Acesso em: 18/03/2013.                                                                                                Bruna Almeida FREITAS [1]  

O artigo trata dos principais enfoques relativos às metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa. Discorrendo sobre suas particularidades, o trabalho busca explorar e ganhar uma compreensão relevante sobre estas técnicas. Por fim, a articulista estabelece a correlação de ambas na produção e realização de projetos.

Estruturado em tópicos, o texto inicia com uma breve consideração acerca dos moldes de análise que serão abordados. Em seguida, a autora delineia as principais propriedades da pesquisa qualitativa, bem como a problemática da questão, os procedimentos que envolvem o estudo e as técnicas de coleta de dados. Neste ponto, Portela (2011) enfatiza o modelo qualitativo como sendo de natureza abrangente, pois compreende abordagens variadas. O estudo não se prende a métricas e as experiências são realizadas em ambientes naturais, por meio de discussões abertas e observação dos participantes, no entanto, para o investigador o rumo da pesquisa se torna imprevisível.

No tópico que segue, encontram-se descritas as principais características desta configuração de análise, que tem por objetivo abordar de forma interpretativa e descritiva a realidade de determinado fenômeno, bem como compreendê-lo e buscar explicações para tal. No entanto, a articulista aponta limites e riscos na averiguação, em virtude das possibilidades de adaptação e espontaneidade do investigador na interpretação dos dados.

Posteriormente são feitas considerações acerca da metodologia quantitativa, que tem como finalidade a abordagem numérica e estatística de informações e por limite a possibilidade de uma determinação prévia de resultados. Assim, após apresentação dos moldes, Portela (2011) conclui o trabalho estabelecendo a utilização concomitante entre estes, a fim de garantir a fidedignidade na interpretação das questões em análise.

Embora os métodos qualitativo e quantitativo apresentem abordagens díspares, um não se torna superior ao outro, uma vez que ambos contêm vantagens e desvantagens. Pode-se então argumentar a não existência, em meio a estas, de uma forma que se sobreponha e a excessiva valorização de apenas uma prática pode limitar o avanço dos trabalhos.

Levando em consideração as propriedades das abordagens, devemos ponderar pontos fortes e fracos para adequação de sua utilização em investigações. Tais pontos variam de acordo com o tema que será discutido, portanto o pesquisador deve proceder a um exame minucioso do objeto de estudo, compreendendo suas limitações para que possa valer-se dos atributos favoráveis de cada um. Enquanto a metodologia qualitativa utiliza-se de sua identificação crítica e descreve a complexidade dos fenômenos, a pesquisa quantitativa testa estatisticamente hipóteses, sendo assim, a combinação de ambas gera resultados mais completos.

Diante do exposto, podemos inferir que os procedimentos qualitativo e quantitativo não são reciprocamente excludentes, deste modo a utilização em conjunto contribui para criar um balanceamento imprescindível, fornecendo o potencial necessário ao desenvolvimento de investigações.

Recomenda-se o artigo a leitores acadêmicos, em virtude de sua proposta ampliadora de conhecimentos sobre as metodologias expostas. O estudo deste trabalho traz considerações que produzem uma compreensão rica e abrangente, essenciais para realização de pesquisas científicas.

         


[1] Graduanda do Curso de Licenciatura em Matemática (UEFS).

Deixe seu comentário
Visual CAPTCHA
 
 

LINGUAGENS

  • When Nietzcshe wept (by Irvin D. Yalon)

    Expressa, através de relações entre seres imperfeitos, mas com carreiras con...

    CONTINUE LENDO
  • Uma escola para a vida (by Muriel Spark)

    Apresenta uma concepção de relações afetivas, baseada em sentimentos ...

    CONTINUE LENDO
Interaja Conosco
 
Homenagem dos Estudantes de Matemática

Homenagem, Matemática, UEFS, Girlene Portela

Um momento emocionante, que faz com que acreditemos que, apesar de tudo, AINDA vale muito a pena ser professor!

Álbuns
® Girlene Portela - 2018. Todos os direitos reservados. Bahia - Brasil Desenvolvido por Otavio Nascimento