Girlene Lima Portela | LinkedIn Acompanhe no Twitter Curta no Facebook Visualize no Flickr Assista no YouTube
 Artigos
<< Anterior 1 2 3 4 5 6 7

Como fazer pesquisa

23/03/2011 - Girlene Portela

A ESCOLHA DO TEMA    

  •  Qualidades intrínsecas: envolvem o caráter pessoal, as possibilidades e as limitações do pesquisador e, ainda, suas tendências pessoais;
   
  •  Qualidades extrínsecas: escolha dos procedimentos metodológicos, observância do tempo disponível, recursos econômicos, material bibliográfico e possibilidade de consultar pessoas vinculadas ao assunto, para apreciação e crítica.
       OBJETIVOSReferem-se ao propósito do estudo, dando informações claras sobre o que alcançar com a realização da pesquisa.                                                                         Funções:  
  •  Identificar com clareza o problema; apresentar sua delimitação;
  • Apresentar as hipóteses que serão testadas;definir com clareza os objetivos que se pretende atingir;
   Tipos:  
  •  Geral:
  • é a “espinha dorsal” do trabalho e está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos  e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se a própria significação da tese proposta pelo projeto;
  •  
  • Específicos:
  • têm caráter mais concreto, deverá atender ao que foi proposto no objetivo geral, e, conseqüentemente, ao problema formulado.                                                  
       ESTÁGIOS dos OBJETIVOS  
  • GERAIS: Conhecer, Identificar, Definir, Compreender, Aplicar, Desenvolver, Sintetizar, Avaliar
 
  • ESPECÍFICOS: Descrever, Apontar, Reconhecer, Localizar, Documentar, Formular, Testar, Medir, Comparar
            JUSTIFICATIVA  
  • Descreve o porquê da pesquisa e sua importância e relevância para o setor ou para a sociedade;
  • Demonstra os avanços dos conhecimentos relacionados com o tema da pesquisa;
  • Apresenta os motivos da escolha do tema;
  • Discorre acerca de quais as melhorias que poderão advir com a pesquisa, qual a relevância para a instituição, grupo ou comunidade, e nível de interferência dos resultados para alterar a realidade;
  • Narra, de forma breve, os aspectos teóricos e práticos necessários para a realização da pesquisa.
        QUESTÕES QUE AJUDAM A DEFINIR A JUSTIFICATIVA    
  • A quem pode interessar os resultados da pesquisa?
  • Quais as perspectivas de aplicação científica, tecnológica ou social?
  • Que lacunas o estudo preenche?
  • Qual a originalidade do estudo em termos de conteúdo, enfoque ou metodologia?
  • Qual a vulnerabilidade do problema abordado, a possibilidade de sua resolução e as conseqüências que isto traz no âmbito social?
    REVISÃO DE LITERATURA
  • Tem por objetivo familiarizar o leitor com trabalhos existentes relativos ao que tem sido feito, por quem, quando e onde [...]. Fornecer a partir da delineação crítica de várias posições teóricas, uma moldura conceitual que ofereça base para a derivação de hipóteses e sua fundamentação.
           
  • É o levantamento bibliográfico que trata do objeto de pesquisa e que serve para dar suporte e fundamentação teórico/metodológica ao estudo.
    CUIDADOS A SEREM OBSERVADOS
  • Procure fazer citações sempre fiéis ao original, entre aspas, seguidas entre parênteses do nome do autor, ano da publicação e o número da página;
  • Cuidado para não enfatizar frases menos importantes ignorando aquelas de maior efeito;
  • Não faça uma revisão de literatura extensa ou com exageros de citação;
  • Não perca a continuidade do argumento que estava desenvolvendo;
  • Construa frases nas quais os autores que tecem considerações ou apresentam resultados passíveis de serem agrupados sejam citados conjuntamente;
  • Evite notas de rodapé, mas quando necessárias, procure construí-las o menor possível.
  METODOLOGIA  
  • Caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade. (Minayo, 1994, p. 16);
 
  • Necessidade de se buscar os procedimentos metodológicos, ou seja, “como” e o instrumental técnico (com quê) (...) deverá fazer o traçado do caminho sistematizado a seguir; selecionar as principais estratégias para a efetivação e execução do projeto de pesquisa. (Barros,1990, p. 56);
 
  • É uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas e dos caminhos, (Demo, 1987, p. 19).
    TIPOS DE PESQUISA   Quanto à abordagem
  • Quantitativa;
  • Qualitativa;
    Segundo seus objetivos
  • Exploratória;
  • Descritiva;
  • Explicativa.
    Quanto aos procedimentos
  •             Documental;
  •             Experimental;
  •             Bibliográfica;
  •             De Campo;
  •             Post factum;
    TIPOS DE MÉTODOS Métodos de abordagem
  •  Dedutivo;
  •  Indutivo;
  •  Hipotético-dedutivo;
  •  Dialético.
  Métodos de procedimentos  
  •     Histórico;
  •     Comparativo;
  •     Monográfico;
  •     Estatístico;
  •     Tipológico;
  •     Funcionalista;
  •     Estruturalista;
  •     Etnográfico;
  •     Clínico.
    TÉCNICAS DE PESQUISA  
  •  Conceito: conjunto de preceitos e processos de que se serve uma ciência,são, também, a habilidade para usar esses preceitos ou normas, na obtenção de seus propósitos.
 
  •    Tipos:  Grade de análise; Observação; Entrevista; Questionário
   REFERENCIAS  
  •  BASTOS et al. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
  • COSTA, Marco Antonio F. da; COSTA, Maria de Fátima Barrozo. Metodologia da Pesquisa: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.
  • DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. São Paulo: Atlas,1987.
  • FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. São Paulo:  Saraiva, 2003.
  •  LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica,projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2006.
  •  MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
  • SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
  •  SANTOS, Izequeias Estevam. Métodos e técnicas de pesquisa científica. Rio de Janeiro: Impetus, 2001. 
       

Deixe seu comentário
Visual CAPTCHA
 
 

LINGUAGENS

  • As Memórias do Livro (Geraldine Brooks)

    Conta a saga dos religiosos que teimam em professarem sua fé e tem como pano de fundo a di...

    CONTINUE LENDO
  • Lições de francês

    Relata a história paralela de três professores de francês e seus três al...

    CONTINUE LENDO
Interaja Conosco
 
Homenagem dos Estudantes de Matemática

Homenagem, Matemática, UEFS, Girlene Portela

Um momento emocionante, que faz com que acreditemos que, apesar de tudo, AINDA vale muito a pena ser professor!

Álbuns
® Girlene Portela - 2020. Todos os direitos reservados. Bahia - Brasil Desenvolvido por Otavio Nascimento